segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nomes:  Abigail Ligia de Curtiz                                   Ra: 20575822
               Bianca do Vale Garcia                                    Ra: 20751855
               Daniela Fagundes A. de Araujo                      Ra: 20196389
               Luana Lira Garcia                                           Ra: 20682688
               Mikaelle Barbosa dos Santos                          Ra: 20701537
               Victória Maria L. Leite                                   Ra: 20681437

Nível Topográfico

O que é:

Nível topográfico também chamado de nível óptico, é um instrumento que tem como finalidade de representar medições detalhadas de desníveis distintos.

Para que serve:

  O Nível é um instrumento que serve para medir as lacunas entre os pontos que têm diferentes alturas, e também é usado para verificar dois pontos na mesma altura.


Como se usa e quais as suas características principais:

Os níveis podem ser óticos, digitais ou a laser. Existem dois níveis óticos: nível bloco ou horizontalização automática. No caso do nível bloco, a horizontalização da luneta é efetuada por uma nivela teórica colocada no monte da luneta, tem uma condição de construção o paralelismo entre o eixo ótico e a diretriz da nivela torica, cada visada é necessário calar a nivela, mexendo num parafuso de inclinação, assim garantindo a horizontalidade das visadas. Já o nível de horizontalização é o mais usado, ele possui um mecanismo de gravidade, que possibilita visadas perfeitamente horizontais, desde que tenha uma aproximação. Os digitais, a leitura na mira é automaticamente, empregando miras em código de barra, que lança feixes de laser na linha horizontal.

Principais partes de um nível:

• Luneta;
• Nível de bolha;
• Sistemas de compensação (para equipamentos automáticos);
• Dispositivos de calagem.



Classes de níveis:

1.  Nível de precisão baixa (> ± 10 m/km) Emprego: construção civil, nivelamento em linhas de curta distância, perfis longitudinais e transversais (seções), nivelamento de áreas.

2. Níveis de precisão média: (≤ ± 10 m/km) Emprego: Construção civil, nivelamento de linhas; perfis longitudinais e seções transversais; nivelamento de áreas. Nível a Laser– Leica, Modelo: DNA03

3.  Níveis de precisão alta (≤ ± 3 m/km) Emprego: nível de engenheiro; construção civil; grandes obras; nivelamento de linhas de 3ª ordem; perfis longitudinais e seções transversais; nivelamento de áreas. d) Níveis de precisão muito alta: (≤ ± 1 m/km) Emprego: nivelamento de precisão, nivelamentos de 1ª e 2ª ordens; medições de controle vertical; construção civil e mecânica de precisão. e) Níveis de precisão altíssima: (≤ ± 0,5 m/km) com emprego de placa plano-paralela e miras de ínvar (não cogitado pela NBR 13.133

 Caso de aplicação do equipamento:

 O nível é o substituto mais moderno do olho humano, por câmaras CCD e outras hastes graduadas convencionais de "barras", de modo que a altura interceptado é avaliada através de uma correlação entre a imagem obtida e um código de referência. Estes instrumentos sacrificam precisão, mas permitem a automatização da coleta de dados. Eles são amplamente utilizados na monitoração de deformação das centrais nucleares.

Curiosidade:

Obviamente, tanto a horizontalidade do eixo óptico do instrumento e as regras de graduação utilizados devem ser devidamente calibrado.
Em topografia obter incertezas de medição mais baixas requer metodologias específicas centímetros, porém em metrologia (ciência das medições) 0,1 milímetros tende a ser uma precisão exageradamente alta.

Bibliografia:







3 comentários: