segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Caio Ferrari de Oliveira - 2066-0876;
Milena Delgado Albano - 2058-2257;
Mônica Martinez da Silva - 2067-1336;
Renata Vitória Puretachi - 2063-9245.
Estações Totais
     
Estação total é um equipamento para medidas topográficas, fazendo medições de ângulos horizontais, verticais e de distâncias lineares.  Esse instrumento é uma junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico. A diferença do teodolito e a estação total é que o teodolito mede apenas os angulos horinzontais de verticais sem guardar na memória, precisando anotar os dados numa planilha e a estação total baixa os dados em um computador.   
      
É um tipo de equipamento usado em trabalhos de monitoramento de obras, deslocamento de terras, medição de deformações e é capaz de executar alguns cálculos ao mesmo tempo. Aplicado para medição rápida de altura e de pontos, como: cantos de paredes, pontos inacessíveis, poços de visita e pontos excêntricos.

Para fazer a medição é preciso posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e coloca-lo sobre o ponto onde se quer medir. A estação total emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento.. 

Alguns dos novos modelos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto. Eliminando a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O próprio operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto observado.

    




BIBLIOGRAFIA
http://www.cartografica.ufpr.br/home/wp-content/uploads/2012/10/Esta%C3%A7%C3%A3o-Total-Tc407-Uso-b%C3%A1sico.pdf

Um comentário: