quarta-feira, 7 de outubro de 2015

niveis topograficos

É um instrumento que tem como finalidade gerar um plano horizontal para calcular os desníveis entre pontos que se encontram em diferentes alturas
É um aparelho topográfico que possui uma luneta astronômica, nivelas esféricas e ou toricas e parafusos nível antes na base. Tem uma peculiaridade que o torna especial à medição de desníveis, sendo fácil a materialização rigorosa de uma visada horizontal. Podendo ser óticos ou digitais, o nível ótico se divide em niveis bloco e níveis de horizontalização automática. O nível bloco tem com o condição o paralelismo entre o eixo ótico e a diretriz da nivela tórica, precisando calar a a nivela sobre o parafuso de inclinação Já o nível de horizontalização automática que é hoje o mais utilizado, tem um mecanismo interno que que atuando por gravidade, permite que a linha de visada seja colocada perfeitamente na horizontalmente, desde que haja uma aproximação anterior à horizontal que é facilmente conseguida através da nivela esférica. Não sendo necessária o calar das novelas durante as visadas, somente quado se coloca o nível no tripé. Os aparelhos digitais mais atuais possuem grande simplicidade de utilização recorrentes do uso de dispositivos de compensação semelhantes aos dos níveis automáticos, sendo a principal inovação a utilização de uma câmara fotográfica digital e uma mira tipo código de barra.
deve ser colocado em um lugar que se tenha máxima visibilidade do terreno. Recomenda- se que o aparelho fique na altura do rosto do manuseador ,depois se nivela a partir da bolha circular e para garantir nivelamento mais preciso conta-se com também com parafusos calcantes na base do nível ,depois vida para a referência .

2 comentários: