quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Nomes:  Abigail Ligia de Curtiz                                   Ra: 20575822
                Bianca do Vale Garcia                                 Ra: 20751855
                Daniela Fagundes A. de Araujo                   Ra: 20196389
                Luana Lira Garcia                                         
Ra: 20682688
                Mikaelle Barbosa dos Santos                       Ra: 20701537
                Victória Maria L. Leite                                   Ra: 20681437

Drones

Descrição do equipamento:

Podemos dizer que os drones são pequenas aeronaves não tripuladas, manobradas por controle remoto que utilizam desde controles mais simples, que podem ser manuseados na tela de um smartphone, a comandos mais complexos, que exigem controle remoto via rádio próprio.

 Inicialmente eles tinham como objetivo fazer serviços militares e também de vigilância  permitindo que soldados espionassem ou até mesmo atacassem uma determinada região. Porém, hoje além fazer trabalhos arriscados como a limpeza de materiais tóxicos e resgates eles estão sendo utilizados por fotógrafos, cinegrafistas e na construção civil.



Características principais:

O drone possui um microcontrolador. Esse computador lê as informações de vários sensores para saber o nível de inclinação que o drone está. De acordo com essa informação, ele acelera (ou desacelera) cada motor individualmente para manter o drone nivelado. Os sensores extras como magnetômetro (bússola magnética) e GPS são usados no controle de navegação, já os sensores barômetro (altímetro) e sonar são utilizados para manter a altitude.

Utilização na construção civil:

O avião não-tripulado capta imagens de alta resolução com elevado detalhe e definição. A partir do GPS e o sensor de altitude a bordo do avião, é possível gerar um conjunto de pontos (x, y, z) e a topografia do terreno. São três os principais produtos extraídos a partir do voo: Curvas de nível, modelo digital de superfície e modelo 3D. Além de ser utilizado também para monitoramento da obra.


Estudo de caso de aplicação do equipamento:


A partir de imagens georreferenciadas e da topografia do terreno foi produzido uma cartografia de grande precisão e definição, que representava todos os elementos presentes no território e a sua localização exata com os limites do terreno.



Bibliografia:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-sao-e-para-que-servem-os-drones-tecnologia-invade-o-espaco-aereo.html
http://www.terradrone.pt/aplicacoes/c1xv4
http://www.concreteshow.com.br/pt/imprensa/releases/633-drones-chegam-ao-setor
http://www.multicopter.com.br/drone.asp
http://ambienteconstrucao.com.br/04/2014/drone-aeronave-nao-tripulada-capaz-de-voar-com-orientacoes-de-gps/

Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria especificar uma aplicação direcionada do equipamento. (-0,5)

    ResponderExcluir