quarta-feira, 21 de outubro de 2015

                                         Drones 

Definições:
Drone é um veículo aéreo não tripulado(VANT) que possui uma central de controle que pode receber comandos através de rádio frequência, infra vermelho e/ou carregar missões previamente definidas por coordenadas GNSS(Global Navigation Satellite System) de uma constelação qualquer (ex.:GPS).
No Brasil ainda há outros termos utilizados, como VARP (Veículo Aéreo Remotamente Pilotado) ou RPAS (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas), a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) utiliza muito o termo RPAS, além de VANT e UAV(Unmanned Aerial Vehicle).
Quando o assunto é drones militares o  drone americano  é o mais conhecido no mercado, mas  não é apenas os Estados Unidos que produzem drones militares, existem  vários outros países que produzem excelentes equipamentos, com destaque para Israel.
A palavra drone significa zangão em inglês e devido ao som similar do equipamento com um zangão é que foi adotado o termo.
Aplicações:
Podemos dividir os drones em civis e militares, a maioria dos militares compreendem aeronaves de mais de 150kg e estão em uma categoria à parte.

Existe uma proposta de regulamentação no Brasil, que vai classificar pelo peso e também pelo modo de voo, VLOS(aonde o piloto tem contato visual constante com o drone) ou BLOS(voo além da linha de visada).Classificação e liberação de uso segundo a ANAC (proposta):


Curiosidade:
No Estado de Minnesota, estão fazendo fazendo testes com drones inspetores de pontes.  Os testes ainda estão em fase inicial e ainda não existe tecnologia desenvolvida para essa determinada função,  mas os drones já tem se mostrado muito úteis, principalmente em áreas que oferecem riscos quando feitas por humanos.  Os próximos testes serão feitos na ponte mais longa do Estado, a John A. Blatnik em Duluth de 7.975 pés de comprimento.
O mercado de drones vem crescendo e desponta um grande potencial de aplicação em diversas áreas. 


Flavia Pachler RA: 20137921
Karoline Miranda RA: 20725587 
Mariana Castro RA: 20681982
Mikaele Xavier RA: 20728370
Natallia Santana RA: 20663637


Alanny Delatolas 20194206
Eliana Yeung 20726999
Luara Azevedo 20255636
Marcus Vinicius Mello 20451372
Tainá Prazeres Resende 20704744
Victor dos Santos 20589928

Drones
Os drones, funcionam assim como a Estação Total para a topografia mas para a Fotogrametria. A fotogrametria é um método de obtenção de dados sobre determinado terreno a partir de informações remotas, sem a necessidade de uma ocupação do determinado lugar.
A diferença é simples, enquanto a topografia utiliza o solo para obter suas informações, a fotogrametria utiliza o espaço aéreo. Porém, apesar de utilizarem recursos diferentes, os dois métodos são utilizados para um mesmo propósito, coletar informações georreferenciadas e representar estas informações em forma de mapa.
A fotogrametria foi popularizada pelo surgimento dos drones, mas, esta técnica já existia no século passado, foi idealizada na França e já passou por diversas fases.

  • §  (1849 – 1900) Surgimento da ciência na frança.
  • §  (1901 – 1950) Fotogrametria Analógica
  • §  (1951 – 1990) Fotogrametria Analítica
  • §  (1990 – Hoje) Fotogrametria Digital


Por ser uma tecnologia cara, a fotogrametria não é utilizada frequentemente. Geralmente, é uma técnica muito utilizada por órgãos públicos, para mapear grandes centros que utilizam a técnica para implementar seus planos diretores e realizar uma gestão estratégica do seu território. Também existem grandes empresas de engenharia que utilizam esta tecnologia em grandes obras de engenharia, principalmente em obras de rodovias.

Basicamente um projeto de Fotogrametria é dividido em três fases, Planejamento do Voo, Execução do Voo, Processamento dos Dados.

Planejamento do Voo: Nesta etapa são definidos dados como, altura do voo, resolução do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo, basicamente você deverá conhecer qual será a área mapeada para isto geralmente é utilizado o Google Earth, de posse da área e suas dimensões são definidos os parâmetros do voo.
Execução do Voo: Após o planejamento do voo é hora de executar, nesta etapa basicamente é realizado o voo fotografando a área de interesse e caso o projeto exija uma alta precisão são coletados os pontos de controle (alvos) em solo.
Processamento dos Dados: Através das imagens coletadas e das informações do voo estes são processados em softwares específicos e gerados os principais produtos.

Após o pós-processamento dos dados obtidos com o voo, as imagens em conjunto com o log do voo são processadas e então é gerado o Mosaico de Orfotos, este é o principal produto derivado da Fotogrametria, basicamente é a junção das imagens individuais em uma única imagem georreferenciada, ou seja, é uma imagem que tem sua função igual a um mapa de traço, nesta imagem é possível realizar medidas lineares, angulares e vetoriais.

Fazendo uma analogia com a Topografia o “Mosaico de Ortofotos” é similar a “Planta Topográfica”, a diferença é que na planta topográfica o terreno está representado de forma temática (linhas, polígonos, etc.), para gerar um mapa temático através do mosaico de ortofotos é necessário que se faça a restituição, através deste processo são gerados mapas temáticos.




                                                Mosaico de Ortofotos


Através do Modelo Digital do Terreno são extraídas as curvas de nível, este produto é idêntico às curvas de nível geradas pela Topografia apresentando melhor detalhamento do solo, pois a partir da Fotogrametria são gerados milhões de pontos (nuvem de pontos), já na topografia estes pontos são espaçados geralmente em 10 metros de distância, portanto, a fotogrametria apresenta maior riqueza de detalhes do solo.

                                          MDT – Modelo Digital do Terreno
                                      Curvas de Nível (Espaçamento de 50cm)

Como foi citado anteriormente tanto a Topografia como a Fotogrametria possui o mesmo objetivo e quando utilizar uma ou outra?
A Topografia é destinada a pequenas áreas, já a Fotogrametria é destinada a grandes áreas, dentro destes dois cenários podemos selecionar alguns pontos críticos: tempo, custo e precisão, para uma boa aplicação (custo / benefício) é necessário um trade off entre estes pontos críticos.
Tempo: A Fotogrametria apresenta melhor desempenho na variável tempo, porque mapeia grandes extensões de terra em um curto espaço de tempo.
Custo: A Fotogrametria convencional possui um alto custo de viabilidade sendo inviável para pequenas e médias áreas, já a Fotogrametria com Drone possui um baixo custo de implementação e viabilidade sendo equivalente ou em alguns casos mais barata que a Topografia, esta variável vai depender diretamente das características do projeto
Precisão: A Topografia possui uma maior precisão atuando na casa de milímetros, já a Fotogrametria possuía uma precisão na casa dos centímetros, neste ponto cabe conhecer a realidade do projeto e qual a precisão que ele demanda.
Detalhamento: Essa é uma variável no qual a discrepância entre os produtos é grande, a Topografia coleta os pontos espaçadamente no terreno, geralmente esse espaçamento é de 10 metros, no momento de gerar o MDT o terreno apresenta um aspecto geométrico, já na Fotogrametria são coletado milhões de pontos, com isso, o detalhamento é muito maior, representando fielmente os detalhes do terreno

É difícil comparar as duas técnicas, ambas são totalmente satisfatórias se aplicadas na realidade correta, para uma análise adequada é necessário um profissional que saiba identificar dos pontos citados qual é o ponto crítico do projeto e baseado nesta premissa analisar qual técnica é mais viável.



REFERENCIAS:
http://blog.sc.senac.br/entenda-o-que-sao-drones-e-para-que-servem/


Nomes:  Abigail Ligia de Curtiz                                   Ra: 20575822
                Bianca do Vale Garcia                                 Ra: 20751855
                Daniela Fagundes A. de Araujo                   Ra: 20196389
                Luana Lira Garcia                                         
Ra: 20682688
                Mikaelle Barbosa dos Santos                       Ra: 20701537
                Victória Maria L. Leite                                   Ra: 20681437

Drones

Descrição do equipamento:

Podemos dizer que os drones são pequenas aeronaves não tripuladas, manobradas por controle remoto que utilizam desde controles mais simples, que podem ser manuseados na tela de um smartphone, a comandos mais complexos, que exigem controle remoto via rádio próprio.

 Inicialmente eles tinham como objetivo fazer serviços militares e também de vigilância  permitindo que soldados espionassem ou até mesmo atacassem uma determinada região. Porém, hoje além fazer trabalhos arriscados como a limpeza de materiais tóxicos e resgates eles estão sendo utilizados por fotógrafos, cinegrafistas e na construção civil.



Características principais:

O drone possui um microcontrolador. Esse computador lê as informações de vários sensores para saber o nível de inclinação que o drone está. De acordo com essa informação, ele acelera (ou desacelera) cada motor individualmente para manter o drone nivelado. Os sensores extras como magnetômetro (bússola magnética) e GPS são usados no controle de navegação, já os sensores barômetro (altímetro) e sonar são utilizados para manter a altitude.

Utilização na construção civil:

O avião não-tripulado capta imagens de alta resolução com elevado detalhe e definição. A partir do GPS e o sensor de altitude a bordo do avião, é possível gerar um conjunto de pontos (x, y, z) e a topografia do terreno. São três os principais produtos extraídos a partir do voo: Curvas de nível, modelo digital de superfície e modelo 3D. Além de ser utilizado também para monitoramento da obra.


Estudo de caso de aplicação do equipamento:


A partir de imagens georreferenciadas e da topografia do terreno foi produzido uma cartografia de grande precisão e definição, que representava todos os elementos presentes no território e a sua localização exata com os limites do terreno.



Bibliografia:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-sao-e-para-que-servem-os-drones-tecnologia-invade-o-espaco-aereo.html
http://www.terradrone.pt/aplicacoes/c1xv4
http://www.concreteshow.com.br/pt/imprensa/releases/633-drones-chegam-ao-setor
http://www.multicopter.com.br/drone.asp
http://ambienteconstrucao.com.br/04/2014/drone-aeronave-nao-tripulada-capaz-de-voar-com-orientacoes-de-gps/

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Drones


Bruna Silva           RA: 20649662     
Diego Felix           RA: 20719338
 Raphael Gritti       RA: 20645963     
Vanessa Oliveira  RA: 20551698 
Victoria Ávila         RA: 20706554     
Vítor Bauschert    RA: 20730678 




                                                                               Drones     

                           
                                                 Imagem 

O que é 
Drones , são pequenas naves que são controladas remotamentes. Inicialmente elas foram criadas para fins militares, porém hoje em dia eles são usados para diversos fins, entre eles a construção civil.  
                                             Imagem 
Como funciona 
Os Drones na construção civil funcionam basicamente como "aviões" de controle remoto, que uma pessoa controla por um controle a distância. Ele funciona para sobrevoar áreas e fazer imagens do terreno a ser estudado, também tem uma resposta de informação, qualidade de imagem e conveniência muito melhores do que o Satélite (que era usado antes nessa mesma função). Além de poder observar o Terreno e a construção de ângulos antes nunca imaginados, ele serve como uma ferramenta para que o cliente possa observar o decorrer da obra. 
                                     Imagem 


Estudo de caso 
Numa obra, foi necessária a utilização de um Drone para sobrevoar o terreno para fazer imagens das quais os operários necessitavam por conta de um detalhe do projeto em que o terreno precisava ser modificado.  Com isso o Drone sobrevoou a área e com as imagens que ele fez, os operários conseguiram tirar as suas dúvidas sobre  o terreno.


Bibliografia 

http://www.significados.com.br/drone/