quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Teodolitos

O grupo deve pesquisar o que é um teodolito e preparar uma postagem com as seguintes informações: 
  1. Descrição do equipamento: o que é, para que serve, como se usa, quais são suas características principais?
  2. Estudo de caso de aplicação do equipamento na Arquitetura ou na Engenharia
  3. Fontes de pesquisa (pelo menos 3 fontes confiáveis)

O título da postagem deve ser composto de nomes e RAs dos componentes do grupo. 

16 comentários:

  1. Nomes dos componentes do grupo

    Ana Carolini F. Scalqueti 20132152
    Mayara Cougo 20675629
    Milena Vieira 20625753
    Larissa Nagamine 20715423
    Victória Melo 20648607



    Teodolito, o que é, e para que serve?
    Instrumento óptico especificamente utilizado para medir ângulos horizontais e verticais, em medidas diretas e indiretas de distâncias.
    Como se usa?
    Basicamente o teodolito é posicionado em um ponto de forma que esteja nivelado com o eixo de gravidade do local, apontasse com a luneta para outro ponto e, então, toma-se sua medida angular. No mínimo precisasse das medidas de três pontos diferentes.
    Para o cálculo das medidas, aplicam-se sistemas de triangulação (método de levantamento baseado na trigonometria).
    Quais são suas características principais?
    Confeccionadas cartas ou plantas topográficas e mapas.
    Aplicação do equipamento na Arquitetura ou na Engenharia
    O teodolito pode ser utilizado pela engenharia em medições de grandes obras como, barragens, hidrelétricas, pontes, medição industrial, exploração de minérios, além de ser aplicado em levantamentos topográficos e geodésicos.
    Teodolito Atual
    O teodolito eletrônico é mais leve e fácil para transportar do que os teodolitos antigos, além de ser capaz de realizar medições com maior precisão e possuir um dispositivo com ótica de alto rendimento e facilidade de utilização.
    A ele podem ser acoplados outros equipamentos de medição como o distanciômetro eletrônico ou trena eletrônica.
    Teodolito Atual






    Curiosidades
    O teodolito foi muito utilizado nas explorações do território brasileiro e demarcação de limites, como na demarcação do Planalto Central do Brasil, em 1892, e pela Comissão de Limites entre Brasil e Bolívia.

    Teodolito século XIX






    Resumo Bibliográfico
    http://www.monolitonimbus.com.br/teodolito-o-que-e-e-como-usar/
    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_funcao.html
    http://sao-paulo.all.biz/estacao-total-topcon-srie-gpt-3100w-g21488#.VeYshCvF-So
    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_atualidade.html
    http://pt.depositphotos.com/34759065/stock-photo-surveyor-engineer-making-measuring-with.html

    ResponderExcluir
  2. Pedro Felipe Azevedo 20706727

    Obs.: Respondendo a todas as perguntas com minhas palavras. Não consegui anexar imagens. (Tinha uma imagem ótima representando arcos, a marcação de distancias zenitais, azimutes, entre outros...)

    ---

    TEODOLITO

    De acordo com dicionários online, Teodolitos referem-se a instrumentos geodésicos. Geodésico é uma variação de Geodésia, uma ciência que estuda as dimensões, forma e o campo de gravidade da Terra, permitindo analisar, medir e representar o espaço geográfico do planeta com precisão.

    Portanto, Teodolito é um instrumento que auxilia na obtenção de informações mais precisas sobre as complexas características do formato da Terra, considerando distâncias e alturas, servindo para levantar plantas, medir os ângulos reduzidos ao horizonte, as distâncias zenitais e os azimutes.

    Sob um tripé-base, com indicadores de níveis, deve-se fixá-lo, encontrar o norte correto, incluindo declinações magnéticas do local, permite uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical, com auxílio de uma bússola para ajustes, por ser comumente posicionado em relação ao campo magnético da terra. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação.

    INFORMAÇÕES COMPLETENTARES

    * Distâncias zenitais são, o complemento do arco, definido naquele mesmo círculo máximo, pelo ponto em que este corta o horizonte do lugar de observação e pelo astro, ou seja, pela altura (astronômica) deste.

    * Azimutes são medidas de direção horizontal, definida em graus. Existem tipos diferentes de azimutes, dentre eles, azimute cartográfico, que é medido a partir da direção das linhas verticais na carta medindo distâncias e pontos.

    CURIOSIDADES

    Os estudos e atividades pela Geodésia foram de grande ajuda no desenvolvimento de incrementos no modelo cartográfico, como a criação e implementação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).



    SITES BIBLIOGRÁFICOS

    http://www.significados.com.br

    http://michaelis.uol.com.br

    http://dicionariodoaurelio.com

    ResponderExcluir
  3. Bárbara Verenka 20646903
    Caroline Cassim 20668128
    Camila Helena 20717524
    Camila Forli 20623927
    Larissa Mendonça 20698550


    TEODOLITOS
    O que é:
    O teodolito é um equipamento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. É considerada uma espécie de telescópio com movimentos verticais e horizontais, onde fica apoiado num tripé.
    Pra que serve?
    É utilizado para medir ângulos e grandes distancias. Quando apoiado no tripé, é possível medir um comprimento e um ângulo, calculando assim as distancias relativas.
    Como se usa?
    Primeiramente, deve-se colocar o equipamento em um ponto de referencia de sua escolha (um poste, por exemplo), depois se deve ajustar o ângulo da medição e logo em seguida será disparada uma espécie de marca onde você pode observar e anotar a linha do nível conforme seu ponto de referencia, deixando sua construção no nível desejado.
    Características principais:
    Todos os equipamentos possuem tripés, base, nível circular, nível tubular, limbos na vertical e horizontal e luneta de visada.
    Estudo de aplicação na arquitetura ou engenharia:
    O equipamento serve tanto para engenharia tanto para arquitetura na hora de medir grandes áreas e ângulos necessários para a finalização ou para iniciar a construção de um projeto.

    http://www.ehow.com.br/teodolito-como_81105/
    http://www.monolitonimbus.com.br/teodolito-o-que-e-e-como-usar/

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1287/micromacro/teodolito.swf
    https://www.ufpe.br/latop/images/pdf/verif.pdf


    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caio Ferrari de Oliveira - 2066-0876;
    Milena Delgado Albano - 2058-2257;
    Mônica Martinez da Silva - 2067-1336;
    Renata Vitória Puretachi - 2063-9245.

    -----

    O teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir ângulos verticais e horizontais a partir de um ponto escolhido. Dessa forma, as medidas angulares descobertas facilitam o cálculo de distâncias e alturas muito grandes e/ou inacessíveis, por meio do uso da geometria – principalmente da trigonometria. Posicionado em cima de um tripé e aprumado da maneira correta, o teodolito pode medir qualquer ângulo necessário para que seja possível achar, a partir de uma relação trigonométrica, a medida desejada.

    Os primeiros teodolitos desenvolvidos eram mecânicos e funcionavam a partir de dois eixos perpendiculares e independentes um do outro. Cada eixo conta com uma lente de aumento graduada, tornando possível o movimento tanto no plano horizontal, quanto no vertical, além da leitura da graduação referente ao ponto escolhido. Com o avanço da tecnologia, surgiram os teodolitos eletrônicos – estes, pouco diferentes dos mecânicos. A principal diferença é que a graduação não é determinada pela leitura óptica, e sim por captores eletrônicos que disponibilizam o número em um visor. Independente de qualquer tecnologia, um teodolito mecânico quando bem ajustado, pode ser igualmente preciso.

    Apesar de ser utilizado constantemente em estudos topográficos na arquitetura e na engenharia, o instrumento pode ser aproveitado em outras áreas do conhecimento também. De qualquer forma, existem várias utilidades para um teodolito dentro da área da construção civil. A partir dele, é possível calcular medidas inacessíveis como a altura de um grande prédio, a largura de um rio, a altura de uma montanha, desníveis topográficos e qualquer outra medida desejada.

    ----

    FONTES

    •http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_instrumento.html

    •http://www.impa.br/opencms/pt/ensino/downloads/PROFMAT/trabalho_conclusao_curso/2014/esther_zilkha.pdf

    •http://www.ime.unicamp.br/~chico/ma092/ma092_topografia.pdf

    •http://www.uninove.br/marketing/I_CIPPEB/pdf/CONSTRUCAO_E_UTILIZACAO_DO_TEODOLITO.pdf

    •http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1287/micromacro/teodolito.swf

    •http://www.unigran.br/noticias/4108-alunos-de-arquitetura-fazem-medicao-na-area-experimental-da-unigran-

    ResponderExcluir
  6. Bruna Alves RA: 20649662
    Diego Felix RA: 20719338
    Raphael Gritti RA: 20645963
    Vanessa Oliveira RA: 20551698
    Victoria Ávila RA: 20706554
    Vítor Bauschert RA: 20730678

    Teodolitos são instrumentos ópticos utilizados para medir ângulos verticais e horizontais, eles são bastante usados em topografia e astronomia. Para ser usado, o Teodolito é posicionado com o eixo de gravidade do local então mira para outro ponto e é tirada a medida angular, para se completar é preciso um mínimo de três pontos diferentes.

    Existem dois tipos de Teodolitos, os mecânicos e os eletrônicos. Os mecânicos possuem como equipamentos principais, um Contra Peso, que serve para compensar o peso dos outros equipamentos, os Limbos horizontais e verticais, onde ficam as divisões angulares que geralmente são de 30' ou 20' graus, o Vernier ou Nônio, que é um sistema de regulagem micrométrica adaptado ao Limbo para se ter os dados de pequenos ângulos, a Luneta, usada para ver objetos a distância, o que é indispensável para o uso de teodolitos, o nível de bolha, ele mostra como está o nivelamento do instrumento com o plano horizontal do terreno, as Lupas, utilizado para ampliar as marcações do limbo e por fim um vidro despolido ou filtro de luz que serve para minimizar a intensidade de luz e facilitar a leitura do Limbo.
    No caso dos Teodolitos eletrônicos e digitais, o conceito é o mesmo, a principal diferença e vantagem, é que ele é mais leve para carregar, mais fácil de manusear, possui um alto rendimento e maior precisão. Outra grande vantagem dessa tecnologia nos Teodolitos, é que podem ser acoplados outros equipamentos de medição (no mecânico é possível colocar uma bússola junto), tornando-se outros tipos de equipamentos e deixando eles com outras funções, como por exemplo a estação total, um equipamento moderno que é a junção do teodolito eletrônico com o distanciômetro eletrônico.

    Para um estudo de caso, temos o seguinte exemplo:
    O teodolito foi utilizado para se verificar o desnível existente em um determinado terreno. Instalando o aparelho no ponto ‘O’ (cotagem de nível zero do terreno) mira-se primeiramente a linha do horizonte e marca-se o ponto 'B' e em seguida coloca-se a mira no ponto ‘A’, seu local com cotagem mais alta. Sendo possível assim, medir o ângulo vertical entre esses dois pontos com precisão. Com o auxílio de uma trena eletrônica mede-se a distância entre os pontos ‘A’ e ‘O’, permitindo assim, com a utilização de regras matemáticas do triangulo, que se descubra o valor do desnível do terreno.



    Bibliografia:
    MCCORMAC, Jack. Topografia. 5. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2007. 391 p
    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito.html
    http://www.csr.ufmg.br/geoprocessamento/publicacoes/Apostila%20Top1.pdf

    ResponderExcluir
  7. Flavia Pachler RA: 20137921
    Fernanda Franquin RA: 20729795
    Karoline Miranda RA: 20725587
    Mariana Castro RA: 20681982
    Mikaele Xavier RA: 20728370
    Natallia Santana RA: 20663637

    O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado e verticalizado. Muito utilizado em topografia, navegação e em meteorologia. Atualmente existem teodolitos eletrônicos e digitais, mas os conceitos e metodologia são basicamente os mesmos, sendo essa uma forma até mais didática de entender seu funcionamento.
    O teodolito tem uso voltado para seguir balões de radiossondagem, devido ao disco de papel preparado para receber furos com a marcação do posicionamento do balão e o disco de inclinação só permitir medidas acima do horizonte, mas as características principais são comuns a todos os teodolitos. Funciona com um telescópio fixado em um tripé, com indicadores de nível, e permite uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação.
    Deve-se fixar o teodolito, encontrar o norte verdadeiro utilizando-se uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referência e nivelar com o horizonte. O observador faz leituras olhando através do telescópio e ajustando a mira horizontal (azimute) e vertical (elevação) para encontrar a localização do objeto em estudo, anotando os ângulos obtidos.
    Um dos conceitos em trigonometria implementados na utilização de um teodolito é a triangulação. Esse tipo de estudo, baseado na medição de ângulos e distâncias, desenvolve uma série de triângulos ligados, dos quais as coordenadas do plano são derivadas.

    https://www.youtube.com/watch?v=oiTNnF94oIY

    Bibliografia: monolitonimbus.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou estudo de caso (-1)
      Faltou uma referência de pesquisa (-0,5)

      Excluir
  8. Abigail Ligia de Curtiz RA:20575822
    Bianca Lopes RA:
    Daniela Fagundes RA:20196389
    Luana Lira Garcia RA:20682688
    Mikaelle Barbosa dos Santos RA:20701537
    Victoria M. Lima Leite RA:20681473


    Teodolito

    Um teodolito é um instrumento originalmente ótico utilizado para medir ângulos, tanto verticais, quanto horizontais, geralmente utilizados em levantamento topográfico, de agrimensura ou geodésico. Atualmente já existem os eletrônicos, os quais possuem a mesma função, porém são mais leves e fáceis de transportar, com maior alcance e precisão.
    O teodolito é composto basicamente por um telescópio que pode ser girado em torno de dois eixos perpendiculares, um horizontal e outro vertical, em medidas diretas (Quando o instrumento de medida é aplicado diretamente sobre o terreno) ou indiretas (Quando se obtém o valor da distância com auxílio do cálculo trigonométrico), composto então por um contrapeso, os limbos horizontais e verticais, o nônio, o nível de bolha, o filtro de luz e as lupas oculares. É necessário que esteja apoiado sobre um tripé, o qual possui a função de escorar toda a estrutura do teodolito com a possibilidade de regulação.
    Para sua utilização, primeiramente, é necessário ajustar o tripé e posteriormente o Teodolito sobre o mesmo, em seguida aparafusar os encaixes machos do teodolito aos fêmeas do suporte, então alinha-lo usando o nível de bolha no topo do aparelho, depois é necessário que rotacione 360º para conferir se esta posicionado de maneira que o nível da bolha permaneça no mesmo lugar. Por fim escolha um ponto de referência, um local que será usado para a medição consistente da altura, que permitirá a marcação de nível através da mira do teodolito e após mais algumas configurações a mira do teodolito irá fazer a medição.
    em diversas áreas da engenheira e na arquitetura o teodolito é de grande importância para a execução de grandes projetos. Utilizando uma metodologia simples como exemplo de aplicação do equipamento, podemos dizer que em um levantamento topográfico de uma área, realizando um levantamento convencional, é necessário a utilização de uma estação total e duas miras.


    Curiosidade:
    ''É importante ressaltar, que nenhuma tecnologia e metodologia empregadas nos trabalhos topográficos, geodésicos e cartográficos, substituem integralmente uma à outra, devendo ser único e exclusivamente de responsabilidade do profissional através de suas habilidades e conhecimentos técnicos escolher o melhor método e equipamentos a serem adotados na execução de um determinado levantamento.''

    Bibliografia:
    http://www.ehow.com.br/medir-angulos-usando-teodolito-como_78215/
    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_funcao.html
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1287/micromacro/teodolito.swf
    http://engenharia.anhembi.br/tcc-03/civil-31.pdf

    ResponderExcluir
  9. Alanny Delatolas Schmid Silve RA:20194206
    Eliana Yeung RA:20726999
    Luara Azevedo RA:20255636
    Marcus Vinicius de Sales Mello RA:20451372
    Tainá Prazeres Resende RA:20704744
    Victor dos Santos Ferreira RA:20589928

    Teodolitos

    Instrumento óptico utilizado para medir ângulos horizontais e verticais facilitando principalmente o cálculo de grandes distâncias e alturas, por ser um instrumento óptico de precisão deve ser manuseado com muito cuidado. Os primeiros instrumentos eram constituídos por círculos graduados lidos através de lentes de aumento, assim o círculo vertical movia-se sobre o eixo horizontal que quando visto estariam a 90° graus, era comum alguns terem uma bússola topográfica com pontos cardeais para facilitar a leitura do ângulo no seu quadrante. Com o passar dos anos surgiram os teodolitos eletrônicos que é mais leves e fácil de transportar, possui uma maior precisão e uma fácil utilização, ele substitui os círculos graduados por captores eletrônicos onde os ângulos são lidos pelo topógrafo constituído por um display líquido de cristal. Sobre um tripé o instrumento é posicionado de forma que fique nivelado ao eixo de gravidade local, um pequeno telescópio é conectado a uma plataforma giratória onde se mira a um determinado ponto e tomam-se suas medidas angulares são necessárias no mínimo três medidas de diferentes pontos para o cálculo de triangulação, um conceito da trigonometria e assim auxilia na medição de grandes lugares, confecção de mapas, plantas topográficas e grandes projetos.
    Equipamento utilizado na engenharia e na arquitetura para projetos em grande escala na construção como pontes, barragens, hidrelétricas, exploração de minérios e entre outros levantamentos geográficos e geodésicos.

    Bibliografia:

    http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2006/teodolito.htm

    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_atualidade.html

    http://www.impa.br/opencms/pt/ensino/downloads/PROFMAT/trabalho_conclusao_curso/2014/esther_zilkha.pdf

    http://engenharia.anhembi.br/tcc-03/civil-31.pdf

    http://www.ehow.com.br/medir-angulos-usando-teodolito-como_78215/

    ResponderExcluir
  10. Iasmin Lima - 20699247
    Gabriela Porth - 20683942
    Paloma Ramos - 20549681
    Sarah Abreu - 20732462
    Estações Totais
    • O que é? Para que serve?
    É um equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares. Este instrumento pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com a distanciometro eletrônico, montados num só bloco.
    • Como se Usa?
    Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total, num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.
    As medidas obtidas no levantamento podem ser registradas em uma caderneta de campo, coletor de dados através de cartão de memória ou ainda através de computadores portáteis.

    • Características:
    A maioria dos instrumentos das estações totais medem ângulos através de scanner eletro optico de extrema precisão de códigos de estação total barra digital atados em cilindros de vidro rotativos dentro do instrumento. As estações de melhor qualidade são capazes de medir ângulos abaixo de 0,5. A típica estação mede com precisão de 0,1 milímetros, porém a maioria requer precisão de 1,0 milímetros. Os serviços utilizam o GPS , que permite a determinação de medidas precisas em tempo real.
    • Pode ser utilizadas pela engenharia em medições de grandes obras como, barragens, hidrelétricas, pontes, medição industrial, exploração de minérios, além de ser aplicado em levantamentos topográficos e geodésicos.

    Bibliografia:
    http://sstopografia.com.br/como-funciona-e-pra-que-serve-uma-estacao-total/
    http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_atualidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estudo de caso deveria especificar uma aplicação direcionada do equipamento. (-0,5)

      Excluir