terça-feira, 29 de setembro de 2015

      
Caio Ferrari de Oliveira - 2066-0876;
Milena Delgado Albano - 2058-2257;
Mônica Martinez da Silva - 2067-1336;
Renata Vitória Puretachi - 2063-9245.

NÍVEL TOPOGRÁFICO

O que é ?

O Nível Topográfico é um instrumento destinado a gerar uma linha horizontal com a finalidade de medição de desníveis entre pontos.

 Para que serve?

O Nível Topográfico serve para indicar uma ou mais retas no plano horizontal. Alguns tem linha de visada dirigida direta, e outros, a linha de visada é dirigida por meio de luneta. Existentes temos os níveis de bolha, de agua, colimador e os eletrônicos.

 Como é usado ?

O Nivelamento Geométrico (ou Nivelamento Direto) é aquele que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos pontos.

Nivelamento Geométrico Simples
Através de uma única estação do instrumento, se determina as diferenças de nível dos pontos a nivelar. Se o instrumento ficar equidistante dos extremos, então evitará os erros de curvatura terrestre e refração atmosférica pelo fato da anulação. A distância máxima preconizada pelas normas técnicas é de 80m, sendo ideal a distância de 60m para cada lado.

Nivelamento Geométrico Composto
Devido aos desníveis acentuados e extensão dos pontos a nivelar, se torna necessário estacionar o aparelho em mais de uma posição, para se nivelar o local em estudo. Então se decompõe o trecho a nivelar em trechos menores e realiza-se uma sucessão de nivelamento geométrico simples.

Classificação.

Os equipamentos podem ser classificados em ópticos, eletrônicos e a laser.
Nos eletrônicos, a leitura na mira é automática empregando miras em código de barra.
Nos níveis lasers, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360º. Este feixe pode ser captado por um sensor acoplado, ou a uma mira, ou a alguma máquina de terraplenagem. Se visível, o feixe pode ser visto diretamente sobre a mira.
Os níveis ópticos podem ser classificados em mecânicos e automáticos. No primeiro caso, o nivelamento "fino ou calagem" do equipamento é realizado com o auxílio de níveis de bolha bipartida. Nos modelos automáticos a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de um certo limite, utilizando-se um sistema compensador (pendular).

Aplicação do equipamento.

É usado em áreas de médio porte.
Locação de vias de transportes: Para a determinação da locação de ruas e estradas, convém utilizar o Nivelamento Geométrico (leituras de ré e vante). A precisão deste método é de milímetros, o que é importante para evitar desníveis inconvenientes nas vias de circulação. 

Locações de pequenas obras civis.
(casas, pequenos edifícios), usualmente o nivelamento é feito com a mangueira d’água. Porém, a tecnologia dos níveis a laser veio suprir a necessidade de maior precisão nestas locações. Para a locação de pisos industriais, onde o controle altimétrico deve ser extremamente rigoroso, é utilizado o nivelamento geométrico com níveis óticos automáticos ou níveis digitais. Controle de Obras: O controle de obras (edifícios, rodovias, ferrovias, barragens, etc.) é feito com um Nível Ótico Automático ou Nível Digital, onde pode-se ler variações nos milímetros.



Bibliografia:



Documentos em PDF sobre Equipamentos Topográficos.

Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria especificar uma aplicação direcionada do equipamento. (-0,5)

    ResponderExcluir